Menu

Evandro Jr.

Convide amigos


EvandroJr
       EvandroJr Atelier


trajetória



O artista plástico Evandro Júnior fez o caminho natural dos nordestinos nos anos 70: veio para o Rio de Janeiro, fugindo das poucas chances que encontrava em Maranguape, no Ceará. Era o Sul Maravilha que chamava a atenção do menino, e o Rio de Janeiro, apesar de não ser mais a capital, era onde tudo acontecia. Terminou o segundo grau na cidade e chegou a cursar a Faculdade de Reabilitação da ASCE, mas por falta de dinheiro acabou trancando a matrícula no 4º período. Foi então que, mesmo tendo um emprego de desenhista de barragens na Engerio, resolveu vender roupas bordadas do Ceará, que estavam muito em voga. Como a mãe era costureira, mandava os modelos para ele, mas logo o espírito artístico falou mais alto e ele começou a modificar os modelos, aproveitando apenas os bordados.

Não tardou para que a moda invadisse definitivamente a vida de Evandro. O primeiro passo foi abrir um showroom em Copacabana onde trabalhou como estilista durante 19 anos. Chamou seu trabalho de "Moda de Comportamento", teve fábrica própria com mais de 100 empregados e 500 colaboradores extras. Não demorou muito para que as portas se abrissem para esse cearense talentoso que virou figurinista de teatro, cinema, televisão e linha de shows. De 1979 a 1998, Evandro, se dedicou de corpo e alma às suas criações, até que, depois de duas estafas e oito planos econômicos, decidiu mudar-se para Itaipava, depois de resistir bravamente, durante seis anos, ao famigerado plano Collor.

Cansado da moda e dos problemas que vinha enfrentando, o artista reinventou-se, voltando o olhar às coisas simples da vida e usando objetos reciclados e do cotidiano, coisas que só mesmo um olhar apurado conseguiria transformar em arte. Começou reaproveitando folhas, flores e frutos desidratados, pratarias, louças descartadas ou quebradas, garrafas de vinho, rolhas e sementes entre outras coisas, transformando tudo em quadros inusitados e de extremo bom gosto. E há 18 anos vem criando "assemblages" que enfeitam as paredes de casas, restaurantes, hotéis e pousadas do mundo inteiro. Seu sucesso foi tão grande que está sempre recebendo convites para dar palestras em universidades para explicar seu processo de criação e de como tornar o artesanato um produto viável no mercado 'luxo de decoração'.

Sua fama chegou até a Europa quando expôs no Carreau Du Temple, no Marais (em 2005), época em que foi escolhido como o melhor artesão do Estado do Rio de Janeiro durante o Ano do Brasil na França. Já participou também da New York Gift Fair e vem exportando suas peças para 12 lojas de museus nos Estados Unidos.

'Sinto o maior orgulho em ser parceiro da rede de franquias AVATIM CHEIROS DA TERRA. Nos últimos 7 anos participei com meu trabalho do conceito de apresentação da marca em todo o Brasil. Obrigado AVATIM por acreditar na minha arte'.

'Acredito que meu trabalho seja um artesanato com leitura de arte, mas sem compromisso com nenhuma escola. Sou um artista bem resolvido na vida. Não tenho mais a necessidade de buscar a criação, simplesmente tento percorrer o elegante caminho da arte'.